sábado, 28 de novembro de 2015

Os Pilares do Aikido ( Yamabushi Aikido)

O termo Aiki ( tal como o termo Ju) indica um princípio, um método de usar o corpo como uma arma de combate, uma forma de executar uma técnica ( qualquer técnica) com sucesso diante de um oponente.
A ideia central de Aiki é o uso coordenado do poder 'Ki' ( energia interior ) em harmonia ( ai) com os vários requisitos e circunstâncias de combate.
os registros da práticas do Aiki remonta ao período Kamakura ( 1185 -1333) A arte foi praticada pelos samurais do clã Minamoto  até ser herdada pela família Takeda um ramo do clã Aizu.
Chegando até as mãos de Sokaku Takeda ( Daito Ryu Aikijujutsu) que foi o mestre de Morihei Ueshiba de onde teve uma grande influência na criação do Aikido.

Os Pilares

Shihonage - ( shiho) universalidade - quatro direções que simbolizam quatro gratidões.

Iriminage - ( avançar e unir-se) ir diretamente a fonte e harmonizar-se com ela tornando qualquer agressão impossível.

kaiten nage - ( abrir e girar) abrindo para o lado e redirecionando o ataque em direção ao agressor - estar aberto a todas as possibilidades

Tenchi nage - (permanecer firmemente entre o céu e a terra) - perceba a forma do céu(vazio) e da terra( matéria) e sua forma será iluminada.

Kokyunage - ( poder da respiração e da boa coordenação) -  adaptar-se as circunstâncias

Buki waza -       ( treinamento com armas desenvolvendo a união da arma com o praticante)

Ushiro Waza - ( lidando com o desconhecido) cultivar os sexto sentido nos treinos de ataques por trás.

Ukemi - ( sete vezes pra baixo e oito vezes pra cima) a vontade de prosseguir a diante custe o que custar, ukemi significa igualmente " corrigir um erro"

Todos os pilares são treinados na forma  Omote ( frente) e Urá ( em torno de)











Nenhum comentário:

Postar um comentário