domingo, 1 de fevereiro de 2009

um algo a mais nas artes marciais


Eu tenho sido procurado por muitas pessoas querendo se transformar em verdadeiros guerreiros,interessados em acumular muitas técnicas que acreditam serem infalíveis. E apesar de informa-los que dentro das artes marciais existem além da parte de defesa pessoal muitas coisas valiosas, e que depois que inventaram a arma de fogo não existe mais homem indestrutível. Eles acreditam realmente que aprendendo alguns socos,chutes e algumas torções estarão preparados para qualquer tipo de situação de risco pessoal, e se fecham para outros tipos de ensinamentos dentro da arte que com certeza deixariam eles bem mais preparados para tal situação. Não basta treinar somente a parte física e decorar varias técnicas marciais. se vc não treinar outros aspectos que o preparem para os vários tipos de ataques psicológicos e que o fortalecerão mentalmente como um verdadeiro guerreiro. Preparado tanto interna como externamente.
Eu tenho buscado nas artes chamadas de modernas(gendai budo) muitas técnicas de combates. tenho treinado durante anos muitos tipos de soco,chute,torções,chaves.aprendido a usar armas como tonfa,bastão retratil,faca,etc... viajei para outros países a procura de renomados mestres e cheguei a um ponto que eu realmente me achava pronto para qualquer tipo de combate. tolo que sou, pois mesmo com tantas buscas eu continuava a me sentir vazio e com falta de algo mais dentro do meu treinamento marcial.
E foi justamente nesse ponto que eu comecei a buscar nas artes mais antigas(koryu),alguma coisa que me desse esse maior equilíbrio dentro de minha jornada marcial. Para minha surpresa eu descobri que as artes chamadas tradicionais e antigas que muitos acham que nao servem mais para nada, pois elas tinham sidos criadas para batalhas antigas e que vivemos outros tempos, outras formas de combates, que me abririam os olhos para muitas coisas que eu achava nao serem possíveis. Hoje com certeza minha noçao de tempo, espaço,concentração e atenção se tornaram muito mais corretos que antes. sem deixar de mencionar que muitas técnicas utilizadas nessas escolas, mesmo hoje em dia ainda são muito eficientes. Contrariando o que pensam alguns que a a forma de lutar de hoje em dia não daria chances para um guerreiro antigo. e eu que já pensei dessa forma também, só tenho uma coisa a dizer; um tolo que eu era.

Um comentário:

  1. Quando iniciei meu treinamento em artes maciais era só para praticar uma atividade fisica, desde então tenho me envolvido bastante tanto na parte pratica como na parte teórica e durante esses 2 anos e meio de treinamento tenho melhorado, não só na parte marcial mas tambem na minha vida pessoal, aplicando os conceitos aprendidos diariamente, o caminho não é facil para quem pretende se dedicar mais está sendo recompensante cada vez mais a vonte de aprender e adquirir conhecimento surge em mim.

    Leandro Brandão ( Boneco )

    ResponderExcluir